User Tag List
+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 3 de 3
Tópico: [ENTREVISTA] Paulo de Tharso - O nº 1 da PDIC agora é PADI!! – 984 days old
-
28-05-2009, 23:58 #1Administrador Tubarão-Touro Adrenalizado Conquistas::

- Data de Ingresso
- Apr 2009
- Feedback

- Tempo Online
- 3 Meses 3 Semanas 5 Dias 11 Horas 44 Minutos 23 Segundos
- Média de Tempo Online
- 13 Horas 13 Minutos 20 Segundos
- Blog Entries
- 11
- Mentioned
- 64 Post(s)
- Tagged
- 0 Thread(s)
[ENTREVISTA] Paulo de Tharso - O nº 1 da PDIC agora é PADI!!
Olá amantes do mergulho e da vida sub-aquática !!!

Entrevista com Paulo de Tharso
Conversamos com um dos ícones do mergulho no Brasil !!! Veja Abaixo a Entrevista.
Paulo de Tharso - Um Resumo...
Paulo de Tharso, carioca de 48 anos, iniciou sua trajetória em 1984, tendo sempre como princípio básico desenvolver o mergulho muito além de uma simples visão de entretenimento e prazer mas, também, como um estilo de vida gerador de saúde, cultura e interação social. Essa sua filosofia se concretiza à medida que passa seus conhecimentos, de forma única e individualizada, para uma gama infinita de alunos e instrutores, que orientou ao longo desses 25 anos de experiência. Como instructor Trainer, e o primeiro profissional formado no Brasil pela PDIC, sua aposta máxima na qualidade permanente do material humano que forma, no amor genuíno ao mergulho , no comprometimento real que sustenta aos novos mergulhadores recreativos, no que tange a esse universo extraordinário do mundo subaquático onde, passo a passo, as descobertas surgem, proporcionando mudanças efetivas no sentido da vida que se vive.
Há doze anos, Paulo de Tharso fundou a Brazil Divers; sua escola de mergulho. Sempre de olho no futuro, ao longo desses anos, desenvolveu parcerias com outros segmentos afins e hoje a BrazilDivers promove cursos diversos e específicos de mergulho, consultoria em turismo, eventos culturais e muitas outras atividades diferenciadas que a distingue do mercado. Uma delas é a sua paixão pelo estudo e desmistificação dos tubarões e, como fotógrafo sub, surpreende seus alunos com mergulhos fantásticos em lugares paradisíacos, onde possibilita o contato direto com os tubarões e suas idiossincrasias. A visão das pessoas muda, na medida em que conhecem a história desses animais, seu habitat, suas limitações, seus costumes e sua importância na preservação e equilíbrio do meio ambiente. No seu acervo fotográfico, Paulo de Tharso reúne fotos de várias espécies, clicados nos mais diferentes pontos de mergulho ao redor do planeta. Dentre os lugares que mais aprecia estão Nassau, nas Bahamas; Cozumel, no México; Saba, no Caribe; Tahiti, na Polinésia Francesa. Citando, ainda, algumas outras atividades de Paulo de Tharso, podemos registrar que é um dos poucos profissionais brasileiros a ministrar cursos de mergulho para portadores de deficiência, inclusive paraplégicos e tetraplégicos. Também trabalha com a iniciação de crianças no mergulho, usando uma nova técnica pedagógica.
Sempre envolvido em eventos relacionados ao mergulho, destaca-se por ter sido um dos idealizadores do Projeto MERGULHANDO NO SHOPPING,. Uma piscina gigante, dentro de um espaço urbano, onde oferecia oportunidades para todos os tipos de público em experimentar as facetas do mergulho recreativo amador. Foi um sucesso, durante 30 dias. Também criou a "mergulhoterapia". Uma técnica de relaxamento dirigida a empresários, executivos, profissionais liberais, e todo tipo de pessoa estressada pela massacrante rotina diária. A terapia encontra no mar e no contato com a tranquilidade do mundo submarino - e porque não dizer com a natureza - uma terapia alternativa para reenergizar corpo, mente e espírito.
Colaborador da revista Mergulho e Náutica, colunista da Mergulho On Line, gerente do departamento de mergulho da Operadora de Turismo Tripping Viagens, está sempre escrevendo artigos interessantes que possam contribuir para o enriquecimento de novos conhecimentos nas áreas de mergulho e náutica.
Paulo de Tharso acredita naquilo que faz. Com isso, consegue perpetuar um ideal de forma profissional. Sua premissa maior é levar o mergulho recreativo ao maior número de pessoas, para que elas tenham a oportunidade de conhecer esse mundo submerso, maravilhoso e fantástico, que além de ajudá-las a viver melhor contribui na propagação da cultura e na interação sadia de novos meios de se relacionar com os seres Humanos.
Paulo de Tharso conversou com Dinhu Lacerda, idealizador do Forum Live 2 Dive.
A Entrevista:
Paulo de Tharso: Em primeiro lugar quero parabenizar o excelente trabalho do LIVE 2 DIVE na pessoa do Anderson(Dinhu) que vem nos ajudando a escrever, de forma muito capaz, um pouco da história do mergulho. O nosso muito obrigado.
L2D: Uma de suas maiores características, é o foco no mergulho recreativo. Algum motivo especial para a escolha deste tipo de mergulho ao invés do mergulho técnico ou outros tipos de mergulho?
Paulo de Tharso: O mergulho amador recreativo sempre me fascinou como pessoa e mergulhador. Tive muitas chances de estar junto com amigos profissionais em mergulhos técnicos, mas isso nunca me cativou tanto como estar em meio a um grupo de pessoas amadoras e dispostas a se darem, literalmente, de corpo e alma, naquele momento único. Cada mergulho ou turma de iniciantes em uma determinada operação parece a primeira vez. Quero continuar assim por muito mais tempo. A magia do mergulho é fantástica. Lembro-me bem da primeira vez que mergulhei. Tinha uns 14 anos de idade e nunca mais vou esquecer aquele momento em que me foram apresentados uma variedade de seres diferentes e, no mínimo, curiosos. Acho que cada um de nós, profissionais ou não, acaba se voltando para uma área do mergulho que mais gosta, não é mesmo?
L2D: Paulo, quantos anos de mergulho você tem? E qual a quantidade (estimada) de mergulhos que você possui hoje?
Paulo de Tharso: Bem, pelas minhas contas já se vão uns 30 anos, desde que coloquei uma garrafa de mergulho. Não existia colete equilibrador, manômetro ou qualquer regra de segurança que existe hoje. Acho que mais ou menos uns 5.000 mergulhos. Acho que é isso....hehehehe!!! vc acha muito??? Tem amigos que superam esses números, acredite!!!
L2D: Efetivamente, quantos alunos foram formados pelo Paulo de Tharso?
Paulo de Tharso: Acredito que ao longo de todos esses anos já foram quase 3000 alunos, entre batismos, básicos, avançados, especialidades e instrutores. Ter ajudado o nosso mercado a ser reconhecido aqui e lá fora é um grande orgulho que levo comigo. Temos excelentes profissionais que se dedicam dia e noite ao mergulho. Até passando por muitos sacrifícios e necessidades.
L2D: Após todos esses anos de mergulho, o número 1 da PDIC no Brasil, agora é PADI. Por que a mudança? Por que neste momento?
Paulo de Tharso: É verdade!!!
Foram muitos anos de muitas alegrias e muita dedicação. Momentos inesquecíveis que deixam muita saudade. Acho que tudo VALEU A PENA MESMO!!! A PDIC foi uma escola de vida para muitos de nós. Inclusive eu. Tudo que sou devo a uma pessoa chamada MARCUS WERNECK - DIRETOR DE TREINAMENTO DA PDIC BRASIL. Além de fantástico profissional, é também um amigo muito querido. Daqueles que podemos contar até debaixo d'água... hehehhe !
Brincadeiras à parte, ter sido o primeiro instrutor brasileiro de uma entidade como foi a PDIC no Brasil, só faz eu me sentir ainda mais orgulhoso do trabalho feito durante todos esses anos. Lembro-me bem como se fosse hoje, o WERNECK me perguntou: "Paulo, vou ali e já volto; você poderia me esperar? Quando voltar terá uma surpresa", nesse meio tempo, foram quase dois anos para o começo de tudo. E que surpresa tivemos. No início encontramos um mercado resistente e muito difícil. Ninguém gostava de ser diferente. O WERNECK fez um serviço de formiguinha e, aos poucos, com sua postura correta e com uma visão bem definida, começou a atrair as escolas e instrutores para um mercado mais seguro e principalmente consciente. Hoje, nesse turbilhão de acontecimentos, me vi obrigado a procurar uma certificadora que pudesse me atender nas exigências mínimas de mercado. O momento é de mudanças e temos que enfrentá-las de forma muito transparente. Porém com cautela. Sem a PDIC operando, eu e alguns amigos nos vimos obrigados a estar em outra certificadora.
L2D: A pressão do mercado teve muita influência na sua decisão de mudança de PDIC para PADI?
Paulo de Tharso: A PADI é uma empresa fantástica. Dirigida hoje no Brasil pelo amigo CLAUDIO BRANDILEONE, promete fazer o melhor para o mercado nacional. Nós profissionais, temos que nos adequar às novas necessidades. Sem dúvida nenhuma, foi uma escolha difícil, mas creio que acertada. Hoje tenho em meu currículo uma credencial respeitada no mundo todo que vou honrar como sempre foi com a PDIC. Parabéns aos amigos da PADI e o meu muito obrigado pela maneira que fui recebido. Espero poder contribuir para melhorar cada vez mais as ações em nosso país.
L2D: O que representou e representa a PDIC para você?
Paulo de Tharso: A PDIC foi para mim uma experiência de vida fantástica e muito gratificante. Como já disse, aprendi tudo que sei com ela. Os amigos que fiz, as normas de mercado que ajudei a construir e tantas outras que participei, confirmam que estava fazendo a coisa certa.
L2D: Qual fator você colocaria como principal para a PDIC ter perdido a força no cenário nacional brasileiro?
Paulo de Tharso: Problemas acontecem em qualquer empresa. Foi realmente uma pena, mas aconteceu. Não posso apontar um único problema, mas sim uma sequência de fatos que ajudaram em sua saída do mercado brasileiro. A PDIC continua, mas somente lá fora. Aproveito para acalmar os amigos que tem suas credenciais PDIC. Essas são muito bem vindas e reconhecidas em todo o território nacional e lá fora também. A PDIC era dirigida por uma pessoa muito competente e que ofuscava alguns. As idéias avançadas nem sempre são bem vindas. "Porque mudar se o time está ganhando?" Não concordo nem um pouco com esse modo de pensamento. Acho que a todo tempo acontecem mudanças. E temos sim que estar atentos. É uma pena que algumas pessoas pensem dessa forma. Mas que bom que temos outras que, como eu, pensam diferente, não é mesmo?
L2D: Falando em PADI, nova certificadora, novos conceitos, quais os seus planos a partir de agora?
Paulo de Tharso: Além de continuar trabalhando muito para o crescimento do mercado brasileiro, tenho alguns planos que devo colocar em prática. Com quase 50 anos tenho que me preocupar com a saúde e com o futuro do mercado. Não gostaria que a qualidade de nossos serviços fosse afetada. Acredito que com boas idéias, conseguimos coisas fantásticas. É isso que eu procuro hoje, BOAS IDÉIAS. Estou trabalhando com pessoas comprometidas com os objetivos e acredito que é um bom começo para novas experiências. A PADI tem um pensamento parecido com o meu. Fui convidado pela gerencia regional da PADI a fazer ações sociais para trazer ao nosso mundo pessoas que necessitam de nossa ajuda. Além de outras ações que estamos estudando. Logo todos poderão ver ou quem sabe, até ajudar se quiserem. Uma ação para MUITOS. Aguardem!!!
L2D: Você sempre ajudou a movimentar e divulgar o mergulho no Brasil, alguma novidade em vista neste sentido?
Paulo de Tharso: É verdade... sempre gostei de inovar...
Por isso estarei mais engajado no processo de NOVOS PROJETOS. Alguns com ajuda de empresas privadas e outras com a ajuda do GOVERNO ESTADUAL e FEDERAL. Quero aqui agradecer algumas empresas que estão conosco e devem ser lembradas, são essas: TRIPPING VIAGENS, ANTARES, PADI, LIVE 2 DIVE, REVISTA MERGULHO, REVISTA NAUTICA, BOAT SHOW, DECOSTOP, AQUALUNG, CORAL VIVO e a todos que de uma forma ou de outra contribuem para o crescimento do mercado.
L2D: Dos projetos que você já desenvolveu, quais os que mais te marcaram e qual teve a maior repercussão?
Paulo de Tharso: Sem dúvida foram muitos, mas o que mais me marcou até hoje foi o MERGULHANDO NO BARRA SHOPPING. Uma iniciativa não só minha, mas de um grande amigo e empreendedor MARCELO LARRAT, com o patrocínio da antiga TELEMAR.
Foram 30 dias dentro do BARRA SHOPPING na Barra da Tijuca. Um evento que tiveram números bem significativos e impressionantes. Foram mais de 350 batismos em uma piscina construída especialmente para esse fim. Um museu com peças originais de naufrágios, cedidas por alguns museus do Rio e Cabo Frio. Palestras com nomes renomados do mergulho. Desfile de acessórios que seriam lançados pela AQUALUNG no mercado. Parques temáticos com brincadeiras para as crianças conhecerem o fundo do mar. Amostras dos mais renomados fotógrafos da atualidade brasileira. Além de muitas atrações que aconteciam simultaneamente em todo o BARRA SHOPPING. Mais de 100 funcionários que se revezavam entre 10:00 e 22:00, durante 30 dias ininterruptos. Um evento que infelizmente não se repetiu mais.
L2D: Você acredita que o Mercado de mergulho no Brasil atende as necessidades, tanto dos mergulhadores, quanto das empresas que dele sobrevivem, ou precisamos melhorar?
Paulo de Tharso: Eu acredito que precisamos melhorar sempre. Alguns empresários de ramos diferentes continuam investindo e o mercado precisa acreditar cada vez mais nessas iniciativas. Uma delas é a expressiva feira que a REVISTA NAUTICA promove todos os anos no Rio e São Paulo, RIO e SÃO PAULO BOAT SHOW. É muito triste ver um ou dois proprietários que ainda se esforçam para estar nas feiras. Acreditar faz parte de uma evolução. Precisamos apoiar esses empresários que acreditam de forma fantástica e não desanimam. PARABÉNS a todos que continuam na luta.
L2D: Como você avalia a evolução do mergulho no Brasil e no mundo? O mergulho hoje já está desmistificado ou ainda temos barreiras a vencer?
Paulo de Tharso: Infelizmente ainda temos muito que galgar. Ainda há muito que fazer.
Iniciativas como as de operadoras mundiais e empresas privadas, fazem com que continuemos a acreditar que a evolução continua. Nosso saudoso COUSTEAU dedicou toda a sua vida em busca dessa evolução. Precisamos de mais infra-estrutura para nossas embarcações, precisamos que os nossos governantes vejam o mergulho como uma ferramenta de TURISMO. Procurando subsidiar uma enorme estrutura, ainda muito cara para todos nós. Em países que já conseguiram esse feito, a população contribui mais para manter o meio ambiente e a todos que lá habitam. Acho sim que uma melhor consciência poderia ajudar e muito as novas gerações a manterem o pouco que ainda temos. Já está na hora de GOVERNO e INICIATIVA PRIVADA olharem um pouco para o seu quintal e procurarem evitar o pior.
L2D: Fale-nos um pouco mais dos projetos da BrazilDivers e do Paulo de Tharso, que estão em andamento e dos que estão pra começar.
Paulo de Tharso: Projetos são sempre bem vindos.
A mais nova parceria é a da PADI em ações sociais. Essas já estão acontecendo.
Além de viagens internacionais com a TRIPPING, operadora de viagens e ações com outras empresas que estamos conversando. O ano de 2009 será marcado por muitas conversas para que em 2010 possamos concretizar alguns sonhos.
L2D: Você se considera uma pessoa plenamente realizada com o que o mergulho já lhe proporcionou, ou acredita que o melhor ainda está por vir?
Paulo de Tharso: Realizado não, mas satisfeito com o que eu já consegui fazer.
Quero fazer mais, muito mais... sei que posso; com a ajuda de meus amigos e alunos faremos ainda coisas que possamos nos orgulhar. Acho sempre que o melhor estar por vir. Acreditar no futuro é uma marca que vou levar sempre comigo.
L2D: Sabemos que ninguém caminha sozinho, portanto, quem você citaria como figura emblemática para o sucesso do Paulo de Tharso no ramo do mergulho recreativo?
Paulo de Tharso: Sem dúvida!!! Acredito que não foi uma, mas muitas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Seria injusto falar somente dessa ou daquela pessoa. Quero aproveitar e agradecer a todos de coração a credibilidade e confiança depositada, o meu muito obrigado!
L2D: Deixe as suas considerações finais para os usuários e visitantes do Fórum Live 2 Dive:
Paulo de Tharso: Quero agradecer ao LIVE 2 DIVE a oportunidade de poder expressar de maneira clara e objetiva nossos pensamentos e convidar os amigos a estarem conosco em passeios, viagens e cursos de especializações que estaremos fazendo ao longo de 2009.
www.brazildivers.com.br
O Fórum LIVE 2 DIVE agradece imensamente ao Paulo de Tharso pelo tempo e boa vontade dispensados para esta entrevista e por toda a sinceridade nela contida.
E vocês, gostaram? Deixem aqui seus comentários . . .
Águas Claras para Todos !!!

-
25-03-2010, 19:04 #2Usuário Júnior Peixe-Escorpião Aflito
Conquistas::

*** Olá Visitante, Para visualizar esta resposta você deverá se Registrar ou fazer login. Obrigado! ***
Ricardo T. Branco - Born To Dive
http://ricardobranco.wordpress.com
http://meadiciona.com/ricardobranco
www.freedivecentral.com/f-ricardo-branco-762
http://ricardobrancofreediver.blogspot.com
http://apneiafloripabrasil.spaces.live.com
MSN: arkantos_atlantida_16@hotmail.com
Facebook: Ricardo Branco - FREE DIVER
ORKUT: ARKB Ricardo
-
Feedback
-
26-03-2010, 21:40 #3Pinguim de Magalhães Serelepe
Conquistas::

Prêmios:
- Data de Ingresso
- Mar 2010
- Feedback

- Pontos
- 490
- Level
- 9
- Tempo Online
- 1 Semana 2 Dias 15 Horas 36 Minutos 23 Segundos
- Média de Tempo Online
- 1 Hora 5 Minutos 43 Segundos
- Blog Entries
- 2
- Mentioned
- 46 Post(s)
- Tagged
- 0 Thread(s)
*** Olá Visitante, Para visualizar esta resposta você deverá se Registrar ou fazer login. Obrigado! ***
Informações de Tópico
Usuários Navegando neste Tópico
Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)
Tópicos Similares
-
AquaRio - Parece que agora vai !!
Por Dinhu no fórum Dive NewsRespostas: 6Último Post: 30-03-2011, 16:42 -
[ VÍDEO ]: Ei Peixe-Boi !! Pode Me Ouvir Agora??? Bom.
Por Dinhu no fórum Espécies MarinhasRespostas: 4Último Post: 23-06-2010, 12:32 -
Agora você já pode dormir agarradinha com o grande branco !
Por Dinhu no fórum Curiosidades !!!Respostas: 2Último Post: 17-05-2010, 11:12 -
Fiscalização Ambiental do RJ agora tem Helicóptero
Por fabianojacob no fórum Notícias do Meio AmbienteRespostas: 1Último Post: 30-03-2010, 07:09

Responder com Citação

Marcadores