User Tag List
+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 4 de 4
Tópico: Uma aventura com os lobos marinhos no deserto de Atacama - Chile – 353 days old
-
05-06-2011, 14:05 #1Iniciante Budião Preguiçoso Conquistas::

- Data de Ingresso
- Apr 2009
- Feedback

- Tempo Online
- 2 Dias 8 Horas 46 Minutos 30 Segundos
- Média de Tempo Online
- 10 Minutos 44 Segundos
- Blog Entries
- 1
- Mentioned
- 1 Post(s)
- Tagged
- 1 Thread(s)
Uma aventura com os lobos marinhos no deserto de Atacama - Chile
UMA AVENTURA COM OS LOBOS MARINHOS
NO DESERTO DE ATACAMA - CHILE
A aventurade mergulhar sempre me fascinou, ainda mais sendo em lugares onde poucosmergulhadores estiveram. Representando o Brasil, através darevista Mergulho, aceitei o convite do governo chileno para conhecer duascidades ao norte, IQUIQUE & ANTOFAGASTA, cidades que se dividem entre o deserto deAtacama, conhecido em todo o mundo por ser um dos lugares mais áridos domundo e o oceano Pacífico, rico em sua fauna e flora.
O Chile nunca foium referencial para o mergulho recreativo. Muito pelo contrário. Confesso quesempre o associei a neve, típico de esportes de inverno. O povo chileno, separece muito com o brasileiro, hospitaleiro e bem humorado, é um excelenteanfitrião.
O mergulho nacidade de IQUIQUE, nossa primeira parada, bem como ANTOFOGASTA,foram para todos uma surpresa. Por não terem muita ou quase nenhuma tradição nomergulho, estas cidades ainda mantém velhos hábitos e um modo simples deconduzir suas operações de mergulho, como se ali o tempo não tivesse passado.Um mergulho dentro de velhos costumes, com muita aventura e responsabilidade. Ospoucos mergulhadores que existem, se encontram nos fins de semana paradesfrutar de um paraíso, ainda bem preservado. Aos poucos fui me acostumando epude perceber o quanto seria interessante. Com certeza não podia imaginar o queestaria por vir.
Foi assim, que conheci pela primeiravez um gigante chamado ATACAMA. Um deserto com característicasúnicas e com uma beleza inigualável. Ao seu lado, um jardim submerso com umafauna e flora invejáveis. Os mergulhos na sua maioria, são de praiasartificiais, areia ou pedras, as vezes apoiados por embarcações. Visto serem ossítios de mergulho afastados da cidade, onde o deserto com suas montanhas, fazcom que tenhamos um fantástico cenário. Só o trajeto entre as montanhas até ospontos de mergulho, feito de carro, já são um espetáculo e tanto.
Em nosso primeiro mergulho, em IQUIQUE,fui avisado para não me assustar se visse um “LOBO MARINHO” (Leõesmarinhos). Confesso que não havia entendido muito bem o que o guiatinha nos avisado, e perguntei: Que LOBOS MARINHOS? Foi obastante para que em poucos minutos, avistasse na superfície um, dois, três,dez, uma colônia de mais de cinqüenta LEÕES MARINHOS fazendomuito barulho, como se estivessem avisando uns aos outros sobre nossa presença.Não acreditava o que estava vendo. Em poucos minutos estávamos prontos paraentrar na água, e eu me perguntava, como iria entrar com aqueles animais tãoperto. Grandes e pesando mais de 200Kg e muito curiosos, sempre que podiamchegavam bem perto para dar as boas vindas. Eu não estava acreditando queaquilo podia ser verdade. Já havia ouvido falar de leões marinhos na Patagônia,mas não podia esperar que aqui no Chile, a menos de seis horas de viagem,houvesse a possibilidade de se mergulhar com eles o ano inteiro.
Aprecei os amigos que estavam comigoe logo caímos na água. Água essa que no inverno (Maio a Setembro), chega aatingir os 15 ºC, nada que uma boa roupa de sete milímetros, muita usada na região, ou uma roupa semi-seca paraagüentar os 40 minutos de mergulho, estipulados pelos nossos guias. Começamos anadar de encontro aquela colônia em um lugar chamado PATACHA aquarenta minutos da cidade de IQUIQUE. Com muito cuidado para nãoassustá-los, comecei a observar os movimentos e os sinais que faziam. Ao meaproximar da colônia, avisei que iria começar a descer, foi o bastante paraalguns lobos que estavam na pedra, se atirassem na água e nadassem em minhadireção. Instintivamente, comecei a descer e com uma água de 10 a 15 metros devisibilidade, pude observar que os lobos ou leões marinhos começaram a descerjunto comigo. Com o olhar fixo e aomesmo tempo preocupado em não espantá-los, fui presenteado com um espetáculoque poucos já viram. Um balé aquático que nunca tinha visto por nenhum outroanimal no mar. Com uma rapidez surpreendente e um fôlego invejável, essesanimais podem atingir velocidades impressionantes, em um ir e vir a superfície,com movimentos circulares e sempre acompanhados, fazem valer a pena cadaminuto.
O que não posso deixar de contar foium encontro pra lá de engraçado e ao mesmo tempo fantástico. Acredito que estetenha sido com o que eles chamam de “MACHO DOMINANTE”. Se uma fêmea jáera grande, esse macho então era enorme. Estava eu em meio às pedras e plantasobservando aquele balé quando subitamente vi um LEÃO MARINHO ENORME, diferente detodos os outros em tamanho, vir direto em minha direção. Parecia um torpedo. Ecomo quem quer me dar um recado, chegou bem perto e soltou literalmente umgrande espirro de bolhas em mim. Confesso que fiquei petrificado e ao mesmotempo maravilhado. Pior de tudo que entendi o recado, que era mais ou menosassim: “CUIDADO, TÔ DE OLHO EM VOCÊ”. Mas isso tudo de maneira muito educada.Na verdade este estava mesmo protegendo aquele grande arem de fêmeas. Sem sequer me tocar este me rodeou e subiu para não mais voltar. Para mim foi uma dasexperiências mais fantásticas que tive em minha vida de mergulhador.
À medida que otempo ia passando, percebi que estes gostavam de passar por dentro das bolhasde ar que eram expelidas do regulador. Além dos muitos que posavam na frente dacâmera com muita curiosidade, haviam os tímidos que mantinham uma certadistância. As feições de cada animal se misturavam a todo o momento. Algunslembravam cães, que ao estranhar algo, torcem a cabeça para o lado, como seestivessem querendo dizer que não estavam entendendo. Uma experiênciafascinante que jamais vou esquecer. Foram quase 50 minutos de intensabrincadeira, onde a água fria já não era tão fria assim.
Outro mergulhointeressante foi em uma fazenda de mexilhões e ostras que funciona a trintaminutos da cidade. De uma pequena praia, os mergulhadores podem sair para nadarentre as grandes plantações de algas, misturado aos mariscos e ostrascultivadas. E quem sabe, encontrar um leão marinho solitário. Após os mergulhosé servido um verdadeiro banquete, entre ostras e mariscos acompanhado pelotradicional vinho chileno. Um mergulho cinco estrelas, além de um passeiofantástico. Sempre com a imagem do deserto de Atacama ao fundo.
Em IQUIQUEpodemos encontrar uma zona livre, onde os preços de eletrônicos e outros, setornam mais atrativos. Sem falar de um belo cassino a beira mar que funcionavinte e quatro horas. Ao mesmo tempo, que é um lugar muito procurado porsurfistas do mundo todo, por ter ondas perfeitas quebrando o ano inteiro,devido suas características ambientais.
Depois de quase quatro dias em IQUIQUE,seguimos viagem para ANTOFAGASTA, quarenta e cinco minutos deavião, nossa segunda parada. Lá além dos Lobos é claro, pudemos visitar umailha chamada SANTA MARIA, com seus mergulhos incríveis, sempreacompanhado do cenário do deserto com suas montanhas áridas.
Os Mergulhos, diferentes em todos osaspectos, se destacavam por sua fauna e flora, típicas da região. E sempre meperguntava, como um lugar como aquele poderia ser tão rico e tãoexuberante ao lado de um deserto? Visitei um enorme paredão de mais oumenos 10 metros de altura, completamente tomado por esponjas amarelas queguardavam um exército de micro-organismo. Eu poderia ficar horas fotografandoou apenas admirando os pequenos animais que ali habitam. Sem falar dasflorestas com suas plantas gigantes que chegam a medir quase dois metros dealtura. Outro mergulho fascinante fica em frente ao Hotel cinco estrelas chamadoAntofagasta, em plena cidade. Se trata de um naufrágio chamado MARIAELIZABETH, onde se pode encontrar parte de sua carga, entre cimento ealgumas garrafas de vinho. Sem falar de sua carcaça de quase 80 metros decomprimento que repousa sobre uma plataforma de pedras, onde possibilita aosmergulhadores, passear por debaixo de suas toneladas de aço. INCRÍVEL! Uma imagemdiferente dos naufrágios que estamos acostumados a mergulhar. E isso tudo a umaprofundidade não superior a 22 metros e a menos de 500 metros da praia dohotel. Nunca com visibilidade menor que 20 metros.
Sem dúvida essas cidades estão deparabéns pelo cuidado que tem em preservar o eco sistema. Quem sabe nãocomeçamos aqui uma ponte aérea durante o verão com nossos irmãos chilenos? Ficaaqui o convite para conhecer um dos poucos lugares que a natureza ainda ésoberana e bela.
Estou sempre a disposição dos amigos do LIVE2DIVE para responder as dúvidas.
BONS MERGULHOS !!!!Última edição por Paulo de Tharso; 05-06-2011 às 14:10.
Paulo de Tharso
Moderador do TURISMO SUB LIVE2DIVE
Instrutor Trainer PDIC
Instrutor PADI
Instrutor HSA
Moderador do Fórum da Revista Mergulho
Diretor da Agencia/Operadora SCUBA TRIP
paulo@scubatrip.com.br
dive@scubatrip.com.br
www.scubatrip.com.br
-
Feedback
Dinhu gostou deste Post.
-
06-06-2011, 10:20 #2Usuário Júnior Peixe-Escorpião Aflito
Conquistas::

*** Olá Visitante, Para visualizar esta resposta você deverá se Registrar ou fazer login. Obrigado! ***
Ricardo T. Branco - Born To Dive
http://ricardobranco.wordpress.com
http://meadiciona.com/ricardobranco
www.freedivecentral.com/f-ricardo-branco-762
http://ricardobrancofreediver.blogspot.com
http://apneiafloripabrasil.spaces.live.com
MSN: arkantos_atlantida_16@hotmail.com
Facebook: Ricardo Branco - FREE DIVER
ORKUT: ARKB Ricardo
-
16-03-2012, 16:08 #3Iniciante Singelo Nudibrânquio Newbie
- Data de Ingresso
- Mar 2012
- Feedback

- Pontos
- 3
- Level
- 1
- Tempo Online
- 22 Minutos 20 Segundos
- Média de Tempo Online
- 17 Segundos
- Mentioned
- 0 Post(s)
- Tagged
- 0 Thread(s)
*** Olá Visitante, Para visualizar esta resposta você deverá se Registrar ou fazer login. Obrigado! ***
Última edição por Felipe Menassa Moeckel; 16-03-2012 às 16:11.
-
16-03-2012, 16:09 #4Iniciante Singelo Nudibrânquio Newbie
- Data de Ingresso
- Mar 2012
- Feedback

- Pontos
- 3
- Level
- 1
- Tempo Online
- 22 Minutos 20 Segundos
- Média de Tempo Online
- 17 Segundos
- Mentioned
- 0 Post(s)
- Tagged
- 0 Thread(s)
Informações de Tópico
Usuários Navegando neste Tópico
Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Responder com Citação

Marcadores