Raro Coral Descoberto em Oceano Pacífico

O coral no Pacífico elkhorn Arno Atol das Ilhas Marshall. Crédito: Jacobson Dean.

O que poderia ser mais raro coral do mundo foi descoberto no remoto norte do Oceano Pacífico.

Foi encontrado durante uma vistoria subaquática no Atol das Ilhas Marshall.

Os corais são criaturas minúsculas que vivem em colônias esqueleto coberto, criando a ilusão de que uma comunidade de corais é um organismo único. Pode ser a primeira vez que esta espécie tem sido detectado em mais de 100 anos, de acordo com pesquisadores do Centro de Excelência em Estudos de Recifes de Coral (CoECRS), em Queensland, Austrália.

"Quando vi pela primeira vez, eu estava absolutamente espantado", disse o líder da equipa de investigação de Zoe Richards CoECRS.
Podem chegar até 16 pés (5 metros) de diâmetro e cerca de 7 pés (2 m) de altura e "eram como nada que eu tinha visto antes no Oceano Pacífico", disse Richards.

O padrão de ramificação do elkhorn Pacífico. Crédito: Maria Beger.

O elkhorn Pacífico é do género Acropora, o gênero dominante da construção de recifes de corais-, os investigadores disseram, assim que aprender como vive a versão do Pacífico irá fornecer pistas sobre essas criaturas marinhas exóticas e ajudará a determinar o seu
estado de conservação .

"Até agora eu só encontrei esta nova população de coral para ocorrer ao longo de um pequeno trecho do recife em um único atol no grupo Marshalls", disse Richards.

"Cresce em águas relativamente rasas ao longo da frente de recifes expostos e, até agora, menos de 200 colônias são conhecidos a partir dessa pequena área."

As colônias de coral do Pacífico elkhorn são as maiores de todas as colônias Acropora observados Arno Atoll, indicando que estes são relativamente antigos, disse Richards.

A colônia de coral do Pacífico elkhorn foi um achado raro, mas pode não ser uma espécie inteiramente nova.

Inicialmente descritas em 1898 perto de Fiji, no Pacífico Sul, mas os cientistas não têm bastante informação genética de encontrar isso antes de dizer, disse Richards.

É considerado pela maioria dos pesquisadores marinhos como o símbolo proeminente da situação dos corais do Caribe . É classificado como criticamente ameaçada após fuga da maioria dos seus habitats de recife do Caribe nas últimas décadas.

"Quando Zoe me mostrou fotos do elkhorn Pacífico, fiquei chocado", disse o geneticista David Miller coral de CoECRS e James Cook University, também em Queensland.

Fonte: Our Amazing Planet
Link: http://www.ouramazingplanet.com/rare-coral-discovered-0410/